terça-feira, 26 de junho de 2012

Um pão bem simples

Nada como o cheirinho de pão assando em casa. Melhor ainda quando a receita é tão fácil quanto esta que vou passar.


Tenho que admitir que apesar de adorar fazer pão, sou um tanto impaciente com todo aquele processo de amassar e deixar crescer. Além disso, não é sempre que estou animada a "colocar a mão na massa".

Esta receita solucionou todos estes problemas! Verdade que, usando fermento biológico fica difícil fugir do processo de crescimento da massa. Entretanto, esta receita conseguiu simplificar este processo e ainda pode ser usada para se fazer uma focaccia que fica incrível!



Pão Simples

INGREDIENTES
- 1 pacotinho (10 gr) de fermento biológico seco
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 300 ml de água morna
- 250 a 300 gr de farinha de trigo (pode-se usar farinha branca e farinha integral em partes iguais)
- sal a gosto

PREPARO
Colocar o fermento biológico seco em uma tigela e salpicar o açúcar sobre ele. O açúcar vai estimular o crescimento do fermento.
Acrescentar a água morna e deixar descansar por aproximadamente 20 min, quando o fermento começará a crescer e formar bolhas (1).
Começar a adicionar a farinha (xícara a xícara) e acrescentar o sal, misturando sempre com uma espátula (2). Neste ponto podem ser adicionadas ervas secas ou frescas, gergelim, ... Fica muito bom!
Adicionar farinha até atingir o ponto de uma massa macia onde ainda seja possível misturar com a espátula, sem necessidade de usar as mãos (3).
Tampar com um pano úmido ou filme plástico e deixar crescer por aproximadamente 40 min em local mais quente (4). Ela irá dobrar de tamanho.
Transferir para uma forma de pão e assar em torno de 30 a 40 min em forno médio.



Focaccia

Para a focaccia, a mesma receita pode ser usada em uma forma de teflon retangular untada com azeite em abundância.
Cortar uma cebola pequena em formato de meia-lua e distribuir pela massa, acrescentar ramos de alecrim (seco ou fresco) e flor de sal sobre a massa.
Assar em forno médio em torno de 30 a 40 min.


Esta foi a que rolou ontem lá em casa...




Nenhum comentário:

Postar um comentário