terça-feira, 24 de julho de 2012

Salmão, Maçã e Limão

Tudo começou com uma preguicinha enorme de preparar o jantar. Mas como não é nada simples encontrar um restaurante no domingo depois das 8 da noite, tive que mandar a preguiça para o alto e colocar mãos à obra.


Logo me lembrei de um salmão que estava congelado. Na verdade, um filé de salmão com a pele, de tamanho médio e bem altinho. Lavei o salmão e o coloquei em uma assadeira anit-aderente ainda congelado e com a pele para baixo. Reguei com bastante azeite e salpiquei sal, pimenta do reino e dois dentes de alho cortado em fatias finas. Ao redor, distribuí uma cebola grande cortada em 6 pedaços no sentido do comprimento (gomos) intercalada com duas maçãs pequenas também cortadas no sentido do comprimento em 4 pedaços cada. Forno médio para assar. Deixei assar até que a cebola e a maçã estivessem caramelizadas por baixo. Por duas vezes, adicionei um poquinho (bem pouquinho mesmo) de água.

Enquanto o salmão estava no forno, imaginei que um espaguete ao molho de limão faria o acompanhamento perfeito para o salmão e a maçã. Encontrei uma receita da Rita Lobo que, além de deliciosa, não podia ser mais simples.

Gente, um jantarzinho que não prometia muito devido à preguiça inicial, foi uma revelação! Os sabores combinaram tão bem, mas tão bem, que não dava vontade de parar de comer.

Para facilitar, transcrevo abaixo a receita do espaguete ao molho de limão.

Espaguete ao Molho de Limão, Parmesão e Manjericão

INGREDIENTES
380 g de espaguete
suco de 1 limão siciliano
raspas de 1 limão
100 ml de creme de leite fresco
100 ml de azeite
150 g de queijo parmesão ralado na hora
2 punhados de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO
1. Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com as mãos, pique as folhas. Reserve.

2. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente.

3. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Numa tigela grande, onde o espaguete será servido, junte o suco de limão, o azeite e o parmesão ralado. Com um garfo, misture muito bem até o parmesão dissolver e formar uma mistura cremosa. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

4. Com cuidado, despeje o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para a tigela com molho e misture bem, cobrindo todos os fios. Junte o manjericão picado e as raspas de limão. Misture mais uma vez e sirva imediatamente. Não polvilhe mais parmesão sobre o espaguete.

OBS: 
Na minha versão, diminuí um pouco o queijo parmesão e o azeite e aumentei um pouco o creme de leite para que o sabor do limão se sobressaísse ao do queijo. Assim, para 500 g de massa, usei 500 ml de creme de leite e aproximadamente 80 ml de azeite e 80 g de queijo parmesão.

Fonte: Panelinha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário