terça-feira, 4 de setembro de 2012

Risoto de cogumelos, espinafre e gorgonzola



Amo cogumelos! E eles têm sido ainda mais apreciados desde que parei de comer carne.
Mas a logística de tê-los sempre à mão não é muito simples porque não encontro cogumelos frescos perto da minha casa com facilidade.
Um amigo me indicou estes cogumelos (shitake) desidratados e estou adorando. Já havia experimentado aqueles que já vêm fatiados em pequenos saquinhos, mas não agradaram muito...
Já estes que você encontra desidratados inteiros na seção de protudos japoneses me conquistaram.




Para prepará-los, deixo de molho em água por uns 10 minutos, pico usando uma tesoura e deixo na água por aproximadamente mais 20 minutos. Na hora de usar, espremo bastante e faço como faria com os cogumelos frescos: derreto manteiga, acrescento cebola e alho até amolecer e refogo por 5 a 10 minutos. Sal e pimenta-do-reino à gosto.  




 Para este prato, usei esta receita de risoto (que vou transcrever abaixo para facilitar) e só acrescentei o cogumelo, o espinafre já refogado no azeite e alho e, ao final, o gorgonzola grosseiramente picado.




Risotto Bianco

INGREDIENTES

1,1 litro de caldo de legumes
2 colheres de óleo de oliva
1 pedaço de manteiga
1 cebola grande descascada e picada finamente
2 dentes de alho descascados e picados finamente
1/2 cabeça de aipo* (salsão) aparada e picada finamente
400g de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco seco
sal e pimenta do reino
70 g de manteiga
120g de queijo parmessão ralado na hora
* raramente uso o aipo na receita de risoto

Etapa 1 – Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva e a manteiga. Adicione a cebola, o alho e o aipo e cozinhe bem lentamente por cerca de 15 min, sem dourar. Isso é chamado de soffrito. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2 – O arroz começará a fritar levemente, portanto continue a mexer. Após 1 minuto. ele ficara um pouco translúcido. Adicione o vermute ou o vinho, sem parar de mexer – o aroma é fantástico! Qualquer sabor forte do álcool irá evaporar e deixar o arroz com uma essência deliciosa.

Etapa 3 – Quando o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal. Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz nao cozinhe muito rapidamente. Continue adicionando conchas de caldo – misture e massageie o amido cremoso do arroz, esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.

Etapa 4 – Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmessão. Misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 2 min. Esta é a parte mais importante do preparo de um risoto, já que é quando ele ficará incrivelmente cremoso como deve ser. Coma o mais rápido possível, enquanto ele conservar a sua linda textura.


Risoto de Cogumelos, Espinafre e Gorgonzola

Ao final da Etapa 3, antes de adicionar a última concha de caldo, adicione os cogumelos e o espinafre previamente refogados e misture bem. Experimente e acerte o sal, lembrando que será adicionado ainda um pouco de queijo ao final. Continue a receita normalmente.


Na Etapa 4, juntamente com a manteiga acrescente o queijo gorgonzola no lugar do parmesão na quantidade de sua preferência e continue a receita normalmente.

Bom apetite!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário