sexta-feira, 15 de março de 2013

Enroladinhos de Berinjela e Abobrinha ou Involtini di Melanzane e Zucchine, para ser fiel à origem italiana

Recentemente fui a um restaurante italiano que eu gosto muito e experimentei esta entrada que estava deliciosa.

Me aventurei e consegui chegar a um sabor que ficou bem parecido e que me deixou  muito feliz.




Realmente é uma entradinha bem tranquila de se preparar e nem chega a ser uma receita de verdade.

Você só precisa fatiar a berinjela e a abobrinha no sentido do comprimento no mandoline (eu tenho um simplesinho daqueles de supermercado mesmo e que funciona muito bem, mas tenho que confessar que está na minha lista comprar um mais arrumadinho).

Fatie primeiro a berinjela e deixe imersa em água para tirar o excesso daquele sabor picante que a berinjela possui. Para suavizar ainda mais o sabor, você pode trocar a água umas duas vezes. Enquanto isto, fatie e abobrinha.

Uma vez fatiadas, coloque uma fatia de berinjela, uma fatia de abobrinha por cima, salpique um pouquinho de sal, coloque uma bolinha de mussarela de búfala e enrole deixando a berinjela por fora.

Vá colocando os rolinhos em uma travessa, disponha algumas folhinhas de manjericão entre os rolinhos e depois regue com azeite a gosto.


Não se preocupe com a água que vai se soltando da berinjela, ela vai deixar os enroladinhos mais macios na hora de assar.



Leve para assar coberto com papel alumínio por aproximadamente 20 minutos e mais uns 5 minutinhos sem o papel alumínio. Você já pode parar por aí e vai ficar muito bom, mas se tiver um maçarico, é hora de usar para grelhar a mussarela de búfala e deixar aquele sabor maravilhoso de queijo grelhado.



Para servir, fica delicioso e combina muito bem com um reduzido de aceto balsâmico para acompanhar.




 Você já encontra o aceto reduzido pronto ou pode fazer em casa usando 100 ml de aceto balsâmico e 3 colheres de açúcar (comum ou mascavo). Misture bem e deixe ferver em fogo baixo até formar uma caramelo fino.

Não se assuste com o cheiro estranho que se solta durante o cozimento! É assim mesmo mas o resultado compensa. É verdade que na minha casa, apesar de todos adorarem o resultado, sempre pedem para eu fazer o reduzido quando eles estiverem fora...


Bom apetite e um ótimo final de semana a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário