sexta-feira, 25 de julho de 2014

Moranga e Gorgonzola

Cheguei em casa ontem por volta das 22h e, percorrendo a geladeira, encontrei um espaguete já cozido que tinha sobrado do almoço e um purê de moranga do dia anterior (feito com muita cebola e alho e um pouquinho de creme de leite pela Marlene, minha super assistente e cozinheira de mão cheia).

Me lembrei de uma receita do livro "Na Cozinha com Nigella" e fiz uma versão do tipo SOS (Sobras de Ontem Sortidas). Aliás, uma coisa de que sempre gostei neste livro são as sugestões de reaproveitamento da comida do dia anterior.

Quando vi o resultado, até caprichei na apresentação e o marido e o filho mais velho mais do que aprovaram. 




Já peço desculpas pois não vou conseguir passar uma receita com as medidas exatas, mas uma ideia geral de como fazer.

Então vamos lá: para complementar o espaguete que já estava cozido, cozinhei mais 100 g de massa (somando um total de aproximadamente 300 g). 

Enquanto isto, cortei aproximadamente 100 g de queijo gorgonzola em cubinhos bem pequenos (você também pode despedaçar o queijo com as mãos se quiser dar um efeito mais rústico). Aproveitei e tostei um pouco de amêndoas fatiadas (que já estavam bem perto de vencer) e reservei. Para tostar as amêndoas, coloque-as em uma frigideira, leve ao fogo médio e vá virando até que fiquem douradas e comecem a exalar seu aroma. Não deixe de tostar as amêndoas, o sabor é incomparável!



Passei uma água quente na massa que estava na geladeira e acrescentei à massa que estava no final do cozimento. Escorri a água do cozimento, reservando aproximadamente 2 xícaras.

Na mesma panela onde estava a massa, acrescentei o purê de moranga (umas 2 xícaras) e a água do cozimento aos poucos, mexendo sempre. Ajustei o sal. A quantidade de água necessária vai depender muito da consistência do purê. Se tiver sálvia pode usar bem picadinha que você não vai se arrepender.

O molho ficou cremoso, sedoso e com uma cor dourada maravilhosa. Prontinho! Só servir e salpicar o gorgonzola e a amêndoa por cima.

Muito bom este jantarzinho em plena quinta-feira e, melhor ainda, reaproveitando sobras da geladeira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário