quarta-feira, 2 de março de 2016

Ainda sobre as férias...

Ainda falando sobre as férias (que infelizmente já se acabaram há mais de um mês!), havia comentado no post anterior que, salvo umas breves fugidas, ficamos um mês inteiro no campo.

Bem, uma destas escapadas foi para Tiradentes, cidade que eu adoro e que procuro visitar pelo menos uma vez ao ano.


Em Tiradentes nada melhor do que descansar bastante, curtir o visual da Serra São José, andar sem destino por suas ruas, visitar suas lojas, igrejas e museus e, claro, dar uma paradinha na pracinha principal para se refrescar com um sorvete ou um chopp gelado no verão.


Além de linda e muitíssimo bem preservada, Tiradentes oferece uma surpreendente riqueza de ARTEsanato da região das Vertentes, além de uma culinária que vai desde a tradicional comida mineira, passando por seus quitutes, doces e quitandas, até a mais elegante gastronomia contemporânea.






Nesta rápida visita escolhemos um velho conhecido para nosso jantar, o restaurante Tragaluz e, mais uma vez, não nos decepcionamos.





O restaurante é lindo e aconchegante, o atendimento é atencioso e a comida deliciosa. Mas não pare por aí! Suas sobremesas são um capítulo à parte, cujo carro chefe é a goiabada frita. Imperdível!

Tanto que o primeiro comentário do marido, ainda na entrada foi: "Por favor, me diga que vocês ainda têm aquela goiabada frita no cardápio!"


Bem, dado que agora, além do marido, os filhos também ficaram apaixonados pela goiabada do Tragaluz, o jeito foi tentar reproduzir em casa. E não é que o sabor e as texturas ficaram bem parecidos?

Usei uma goiabada cascão lá da região, mais especificamente de Bichinho, um vilarejo pertinho de Tiradentes que também é parada obrigatória em todas as nossas visitas e que merece um post só pra ele. Quem sabe no futuro?

Voltando à sobremesa, o importante é escolher uma goiabada bem macia.

Previamente, faça uma "cama" de requeijão catupiry.


Corte uma fatia generosa de goiabada e pressione sobre castanha de caju triturada (tipo xerém), fazendo uma crosta. Coloque então uma colher de manteiga em uma frigideira anti-aderente e frite a goiabada dos dois lados, tomando cuidado para não queimar (o processo é rápido e, como marinheira de primeira viagem, perceba como a minha ficou chamuscadinha!). Se preferir, vá virando a goiabada de lado até perceber que ela está começando a derreter.

Coloque a goiabada sobre o requeijão catupiry e sirva acompanhado de sorvete. Como eu não tinha sorvete de goiaba, usei sorvete de creme, que mandou bem!

Simplesmente delicioso!!!!





Um comentário: