sexta-feira, 10 de junho de 2016

Risotto bianco, pesto e tomates assados

Já é sexa-feira e só hoje consegui um tempinho para passar por aqui e deixar a receitinha que fiz no último domingo.

Mas não tinha como deixar passar! Sabe aquele dia em que você simplesmente acerta a mão no risoto? Cremoso, no ponto exato de cozimento, saboroso e... lindo!



Os ingredientes são simples mas a combinação (sempre deliciosa!) de tomate e manjericão conseguiu se superar.

Além de tudo, muito fácil de se fazer.

Comecei colocando para assar tomates em rama (que são muito doces e umas lindezas!) temperados com azeite, sal e pimenta do reino (moída na hora).

Enquanto estavam no forno, preparei um molho pesto, amassando no pilão folhas de manjericão colhidas na hora, algumas nozes, 1/2 dente de alho, sal e azeite a gosto. Se preferir, você pode usar liquidificador, mixer ou processador. Veja aqui como fazer!

Preparei o risoto com esta receita aqui e que transcrevo logo abaixo. Enquanto preparava o risoto, fui acompanhando os tomates e quando começaram a rachar a pele, desliguei o forno e deixei lá até a hora de servir.

Depois foi só montar o prato! Delícia para os olhos e o paladar!!!



Risotto Bianco

INGREDIENTES

1,1 litro de caldo de legumes
2 colheres de óleo de oliva
1 pedaço de manteiga
1 cebola grande descascada e picada finamente
2 dentes de alho descascados e picados finamente
400g de arroz arbóreo
2 taças de vinho branco seco
sal e pimenta do reino
70 g de manteiga
120g de queijo parmessão ralado na hora

Etapa 1 – Esquente o caldo. Em uma panela separada, aqueça o óleo de oliva e a manteiga. Adicione a cebola e o alhe cozinhe bem lentamente por cerca de 15 min, sem dourar. Isso é chamado de soffrito. Quando os vegetais estiverem tenros, acrescente o arroz e aumente o fogo.

Etapa 2 – O arroz começará a fritar levemente, portanto continue a mexer. Após 1 minuto. ele ficara um pouco translúcido. Adicione o vinho, sem parar de mexer – o aroma é fantástico! Qualquer sabor forte do álcool irá evaporar e deixar o arroz com uma essência deliciosa.

Etapa 3 – Quando o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e 1 boa pitada de sal. Abaixe o fogo para que a parte externa do arroz não cozinhe muito rapidamente. Continue adicionando conchas de caldo – misture e massageie o amido cremoso do arroz, esperando que cada concha seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso levará uns 15 min. Experimente para checar se o arroz está cozido. Se não estiver, continue a acrescentar caldo até que fique tenro, mas com uma leve consistência. Não se esqueça de ajustar o tempero cuidadosamente. Se o caldo acabar antes de o arroz cozinhar, ponha um pouco de água fervente.

Etapa 4 – Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmessão. Misture bem. Tampe a panela e deixe descansar por 2 min. Esta é a parte mais importante do preparo de um risoto, já que é quando ele ficará incrivelmente cremoso como deve ser. Coma o mais rápido possível, enquanto ele conservar a sua linda textura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário